Clube de Investimentos - Por que investir?
Duvidas, regras e funcionamento de um clube de investimentos
O que é um clube de investimento?
Um clube de investimento é uma reunião de no mínimo 3 e, no máximo, 50 pessoas, que desejam reunir seus recursos financeiros para investir em opções mais rentáveis na Bolsa de Valores.
Em resumo, é uma espécie de “bolão” entre amigos. Mas ao invés de contar com a sorte, como acontece nas loterias, o clube de investimento funciona de modo inteligente, através de estratégias de investimento. O Clube de investimentos tem um gestor nomeado, que é o responsável pela alocação dos recursos (compra e venda de ações, gestão de risco e montagem das estratégias)
O patrimônio do clube é dividido em cotas, e cada participante não pode ter mais do que 40% do total. O clube possui registro na AMBIMA, tem seu próprio CNPJ em parceria legal administrada pela corretora, que assegura a individualidade das informações, relatórios, gestão de risco e compliance.
Em resumo, cada investidor do clube tem a sua própria conta na corretora e aplica ou resgata valores do clube no momento que quiser, apenas respeitando os prazos de carência legais.
Um investidor de clube NÃO transfere dinheiro para outra pessoa. Todos os recursos quando aplicados no clube são convertidos em cotas, e essas cotas ficam sob titularidade do investidor. Nem o clube, tampouco o gestor tem autonomia para fazer saques ou destinar recursos a outros destinos que não sejam o clube de investimentos.
Como funciona o clube?
Clubes de Investimento devem seguir normas e regulamentações, além de serem geridos por um profissional autorizado pela CVM.
Um clube deste tipo funciona através de cotas, como um condomínio aberto. Por isso, qualquer cotista pode recuperar o valor investido em suas cotas. Apesar de parecer uma grande “reunião entre amigos”, ele deve seguir todas as regulamentações impostas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Também deve obedecer às normas da B3, responsável pelos ativos mobiliários do clube.
Cada investidor deve comprar um número de cotas. Seu rendimento se dará conforme a valorização dessas cotas. No entanto, uma das normas de qualquer clube é que nenhum cotista poderá ter mais do que 40% das cotas do clube.
Outras regras de funcionamento:
Um clube de investimentos deve ter uma carteira composta por, no mínimo, 67% de ações. O restante pode ser aplicado em fundos de renda fixa ou derivativos.
Um clube deve ser administrado por uma figura autorizada pela CVM, como uma corretora, por exemplo.
A gestão do clube de investimento pode ser realizada por um cotista.
Todas as obrigações contábeis devem ser cumpridas pelo clube de investimento, incluindo relatórios de despesas e classificação de ativos e passivos, por exemplo.
Vantagens do Clube – Por que aplicar?
Diversificação: O investidor tem acesso à uma carteira diversificada de ativos mesmo aplicando valores baixos.
Tranquilidade: Investidores que querem se expor à renda variável, mas não tem tempo ou disposição para se preocupar se é a hora de comprar ou vender.
Facilidade na gestão do portfólio: Ao invés de se preocupar com “n” ativos, o investidor só se preocupa com o valor da cota do clube.
Facilidade na declaração de imposto de renda: Ao invés de declarar ativo por ativo, DARFs pagas, dividendos, JSCPs e empréstimos de ações, o investidor só precisa declarar a quantidade de cotas que tem, simples assim.
Sem DARF’s, sem recolhimentos de impostos. Todos os impostos são recolhidos na fonte, somente se o investidor sacar
Diferimento de IR. O clube pode comprar e vender ativos sem a incidência de Imposto de Renda, o que não é possível na pessoa física para valores maiores que R$20.000/mês. O investidor só paga IR quando fizer alguma retirada do clube, e a alíquota é de 15% na fonte.
Desvantagens do Clube – O que preciso saber?
Perda da isenção de IR para vendas abaixo de R$20.000/mês. No clube, para qualquer resgate (saque) existe o recolhimento na fonte de 15% sobre o lucro obtido.
O investidor precisa saber que está investindo em renda variável e está sujeito à oscilações dos ativos.
O investidor precisa confiar no gestor do Clube e sua capacidade de escolher bons ativos e investimentos.
Outras referências:
O que é Clube de Investimento? Saiba como funciona e como investir (xpi.com.br)
Clubes de investimento: o que são, como funcionam e como montar o seu? (genialinvestimentos.com.br)
Clube de investimento: o que é, como funciona e… vale a pena? (nubank.com.br)
O que são clubes de investimento? Entenda como eles funcionam. (anbima.com.br)